Revestir sobre ZINGA®

ZINGA® pode ser revestido com uma camada superior (topcoat), para dar um acabamento com uma cor diferente da cor natural do ZINGA® (cinza escuro) às estruturas. Tal como em qualquer revestimento poroso rico em zinco, deve-se assegurar a compatibilidade do revestimento (topcoat) com o ZINGA®.

Em condições práticas, recomendamos o uso de um selante para evitar quaisquer problemas com a compatibilidade do revestimento (topcoat). Na linha de produtos ZINGA® existem dois selantes compatíveis, que foram testados de acordo com a norma ISO 12944: Zingalufer (selante PU) e Zingaceram HS (selante EP).

Não é possível providenciar uma lista completa de todos os produtos que são, ou não, compatíveis com ZINGA®. Cada topcoat tem características específicas, que podem fazer com que a sua compatibilidade com ZINGA® seja mais, ou menos, provável.

Apenas podemos indicar orientações gerais, que ajudem a determinar se um topcoat será adequado, ou não, para aplicar sobre ZINGA®.


Orientações gerais

As características listadas abaixo podem-nos dar uma boa indicação da compatibilidade com ZINGA®.

Tipo de tinta

Nunca aplique tintas alquídicas sobre ZINGA®. O alquido irá reagir com o zinco, fazendo-o saponificar.

Produtos à base de água podem causar a formação de sais de zinco sob o topcoat, resultando numa má aderência. Revestimentos à base de água não devem ser usados sobre ZINGA.

Tempo de secagem

Em geral, tintas de secagem rápida funcionam muito melhor sobre ZINGA®. Tintas de secagem rápida permitem menos tempo para que o solvente do topcoat penetre na camada de ZINGA® e possa danificar as suas capacidades catódicas. Idealmente, a tinta não deve ter um tempo de secagem ao toque (20°C) superior a 1 hora, com máximo de 2-3 horas.

Formação de ácido

Se o topcoat, ao curar, forma produtos ácidos, isso pode afetar o revestimento de ZINGA®. Informação sobre a formação de produtos na cura pode ser encontrado nas fichas de segurança (MSDS).

Tempo para cura completa / polimerização

Se uma tinta está completamente curada, já não poderá afetar a camada de ZINGA®. Se este tempo de cura é curto, o impacto no ZINGA® também é reduzido, assegurando uma melhor compatibilidade.

Sulfatos em resina e/ou solvente

ZINGA® é sensível a sulfatos. Portanto, topcoats que contenham sulfatos devem ser evitados.


Testar a compatibilidade

Se um topcoat é usado diretamente no ZINGA®, é recomendado fazer sempre um pequeno teste numa chapa de teste. Isso previne problemas em grandes estruturas e é, também, uma oportunidade para conhecer melhor o produto.

Para mais informações, contacte-nos.


Técnica de Camada em Névoa/Completa

Para evitar formação de bolhas num revestimento (topcoat) ou selante sobre ZINGA®, é aconselhável aplicar as tintas utilizando a técnica de camada em névoa/completa.

Uma camada fina de selante ou topcoat é aplicada sobre a superfície de ZINGA®, antes de fazer a passagem completa do revestimento com a espessura normal. Esta película fina penetra apenas nas camadas superficiais do ZINGA® e sela a sua superfície. Sendo, também, relativamente “porosa”, a camada em névoa oferece pouca resistência à passagem do ar, a partir destas camadas superiores.

Em primeiro lugar, é aplicada uma camada fina e contínua (camada em névoa), que permite uma passagem fácil às bolhas de ar através da película. Esta primeira camada em névoa também fornece uma barreira contra solventes agressivos existentes no topcoat.

Camada em névoa Camada completa
Aplicar pelo menos 4 horas após o ZINGA® estar seco ao toque. Aplicar pelo menos 2 horas após a camada em névoa estar seca ao toque.
25 a 30 μm DFT (camada contínua). Espessura especificada para a camada, subtraída de 25 a 30 μm DFT (correspondente à espessura da camada em névoa).
Diluição normal de acordo com os dados da ficha técnica. Diluição normal de acordo com os dados da ficha técnica.